Governo inaugura mais uma etapa da adultora no litoral do Piauí

Próximo de renunciar o governo, Wellington Dias cumpriu nesta terca-feira (29), agenda no norte do estado, em Luiz Correia, na comunidade Coqueiro para a inauguração de mais uma etapa da Adutora do Litoral. Desta vez, serão beneficiadas com novas ligações de águas as comunidades de Barramares, Arrombado, Macapá e Maramar, além da estação elevatória do Coqueiro, que também foi concluída. A obra está sendo realizada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (IDEPI).

“É a realização de um sonho de tantas pessoas, de cada homem e mulher que mora nessa região. Nessa integração entre Agespisa com o Idepi tivemos bons resultados como é o caso da inauguração de mais uma etapa da Adutora do Litoral que vai levar água para várias comunidades onde a água normalmente é salinizada”, disse o governador Wellington Dias.

Considerada uma das obras hídricas mais importantes e mais esperadas para a população do norte do estado, a Adutora do Litoral vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população dos municípios litorâneos de Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, beneficiando uma população de cerca de 200 mil habitantes. Os investimentos na obra chegam a R$ 70 milhões.

“A adutora do litoral é um empreendimento que significa um divisor de águas no desenvolvimento de toda região litorânea. Hoje inauguramos a estação elevatória do Coqueiro que vai possibilitar o fornecimento de água nas torneiras das barracas de praia, das casas, das pousadas, de todo comercio nos povoados Maramar, Macapá e Arrombado. A adutora é uma realidade”, disse o secretário do Instituto de Desenvolvimento do Piauí, Leonardo Sobral.

Todo o sistema adutor possui cerca de 82,44 km de extensão da tubulação principal, além de quatro estações elevatórias, 14 unidades de reservatórios e uma unidade reservatório pulmão, localizada no bairro Pindorama, em Parnaíba, com capacidade de 3.540m³, aproximadamente 3 milhões de litros de água tratada e pronta para consumo da população. No total, o projeto possibilitará mais de quatro mil e trezentas ligações domiciliares externas.

Para o presidente da Agespisa, Genival Sales, é um sonho realizado para toda a região litorânea. “Estamos entregando a segunda etapa que vai fomentar o turismo e principalmente levar água de qualidade para a casas das famílias. Até junho teremos concluído toda a região”, disse.

Ainda na região litorânea, a comitiva esteve na praia do Arrombado onde estão sendo executadas obras de asfaltamento. “O asfalto está chegando na beira da praia, obra que está sendo feito pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo, onde estão sendo investidos quase R$ 4 milhões de reais. Desenvolvimento que se soma à adutora”, disse o secretário de Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fonteles.

Foto: Ccom

LEIA TAMBÉM

Deixe um Comentário